
Em algum momento, todos nós já nos perguntamos “qual é o nosso lugar no mundo“. Aliás, estamos sempre nos perguntando isso de alguma forma. É a busca por uma vida mais plena.
As respostas mudam de acordo com nosso momento. Mas quantas vezes elas realmente consideram o mundo inteiro?
Em 2014, deixei pra trás um promissor início de carreira em publicidade no Brasil para estudar na Espanha. Sem falar uma palavra em espanhol. E sem a menor ideia do que me esperava por lá.
Pouco mais de um ano depois, o diploma era o de menos. Descobri novos jeitos de viver, várias culturas diferentes, e alguns dos lugares mais incríveis que já vi. Abri minha cabeça. Fiquei confortável em estar muito longe de casa. Ou melhor: me senti em casa pelo mundo.
Ao fim, voltei para São Paulo e comecei a trabalhar na área de vendas, em startups de tecnologia. Mas meus horizontes não voltaram ao tamanho original. E as experiencias que tive ficaram guardadas.
Até que em 2020 (que ano!), comecei a me fazer uma nova versão daquela mesma pergunta. “Qual é o nosso lugar no mundo?” Afinal, com a minha esposa e meu filho – minha família incrível -, não estou mais só. E a busca por uma vida cada vez melhor agora parte de nós três.


Nessas horas parece que o universo escuta. E coloca as oportunidades na nossa frente. Ou será que eu é que me coloquei no caminho? Dessa vez o caminho se abre pra me levar para bem longe. Mas não importa: a melhor hora é sempre agora. E o apoio da minha família é a melhor parte — fundamental para conseguir tomar decisões importantes.
Meu próximo passo profissional está na Europa. Estou empolgado não só pela oportunidade de construir algo grande, mas também pela imersão em uma nova cultura. E o que vou descobrir sobre mim.
É com essa atitude que hoje estou embarcando em nossa nova direção. Tenho uma passagem só de ida. Um desafio gigante me esperando do outro lado. E mais um lugar no mundo que pode ser o nosso.
P.S.: Pretendo escrever bastante sobre essa jornada. Quero documentar tudo para mim, e para quem mais tiver interesse. Todos fazemos grandes mudanças em algum momento, a procura de projetos, lugares e jeitos de viver melhores e diferentes. Por isso, fiquem a vontade para escrever de volta com dúvidas e sugestões – e compartilhar experiências também.