Quando o comandante anuncia que começaremos a descida, eu olho pela janela e só consigo enxergar nuvens muito espessas e o céu escuro. Vamos descer aonde?

Parece que vamos mergulhar numa camada de neve. E é quase isso. Passando as nuvens, o horizonte se abre e uma cidade toda iluminada aparece, coberta de árvores e muita neve.

“Ladies and gentlemen, welcome to Tallinn.”

Eu já estava me preparando para essa mudança fazia tempo, mais de 2 meses. Mas foi só agora, quase aterrissando, que a minha ficha finalmente caiu. Estamos do outro lado do mundo.

“Outside temperature is -2 ºC and is snowing.”

Claramente! Peguei meu casaco mais pesado. Já sabia que nos próximos dias a temperatura só iria diminuir, chegando abaixo de -20 ºC em Fevereiro. Olhando em volta, só consigo pensar no quão longe estou de casa.

Mas a minha casa agora é aqui!

No caminho para o hotel, a cidade é linda demais e está congelada. Muito diferente de todas as outras que já estive. São muitas casas e prédios baixos. Ruas cercadas de árvores. Nenhum muro. Se a casa do Papai Noel existe, estamos bem perto.

Vista da minha janela no hotel.

Por conta da pandemia, preciso fazer 10 dias de quarentena e dois testes PCR antes de poder passear pela cidade. Só posso sair pra comprar alimentos ou farmácia. E haja Home Office.

Durante o inverno, são cerca de 5 horas de claridade por dia em Janeiro. Então aproveitei esse período pra ir ao mercado. E apesar de ficar há apenas 400m, já consegui sentir um pouco da vida na cidade. Quem só vive no verão pode demorar para se acostumar, mas eu já virei fã.

Apesar de ser relativamente pequena e um pouco remota, Tallinn é a capital da Estônia, país considerado a sociedade digital mais avançada do mundo. É um hub de tecnologia e startups na Europa. Nasceram aqui Skype, Pipedrive, TransferWise, Playtech e, mais importante, a Bolt (antes chamada Taxify) — empresa que me trouxe para cá.

Além disso, a Estonia é um país reconhecidamente preocupado com o meio ambiente: 52% do território são florestas e o país é um dos 5 com o ar mais limpo do mundo. E por isso a vida aqui também é muito ligada à natureza.

São vários motivos que me trouxeram para cá e pretendo contar mais sobre eles e sobre meu novo trabalho por aqui nas próximas semanas.

Mas quem tiver curiosidade, aqui estão alguns links oficiais:

Posted in